Surrs participa da Operação Metro a Metro do MP/RS
No final de Maio, ocorreu a Operação Metro a Metro, do Ministério Público no Rio Grande do Sul, com o apoio de três equipes de fiscalização de pré-medidos da Superintendência do Inmetro no Estado (SURRS). O alvo da operação foram produtos como gaze, papel higiênico e papel toalha, de marcas que apresentavam conteúdo efetivo inferior ao nominal e comumente participavam de licitações municipais no Estado.
Nos últimos meses, o MP solicitou à SURRS os históricos de fiscalização de várias empresas investigadas. A operação mais recente, realizada no dia 17 de novembro, envolveu novamente três equipes de fiscalização. Uma equipe de Porto Alegre esteve na Prefeitura Municipal de Estrela, onde coletou compressas de gaze e papel toalha; a equipe do Grupo de Gestão Passo Fundo atuou na própria cidade e a equipe do Grupo de Gestão Caxias do Sul realizou fiscalização na cidade de Erechim e em outros municípios adjacentes. No total, foram coletados 1159 amostras de produtos, que serão verificadas pela Superintendência.
Surgo realiza mais uma edição do projeto Aluno Cidadão
A Superintendência do Inmetro em Goiás (Surgo) fecha o ano de 2017 com a 11ª edição do projeto Aluno Cidadão. O evento, que aconteceu no dia 22 de novembro, contou com 40 alunos do 1º ao 5º ano, que foram contemplados com o projeto de conscientização na educação para o consumo, no qual a criança aprende a adquirir seus produtos não só pelo preço, mas, também, pela qualidade.
Geralmente o projeto é realizado na própria escola, mas essa edição especial foi realizada na sede do Inmetro/Surgo, com direito a cinema – as crianças assistiram a vídeos institucionais em formato de desenho animado, com direito a pipoca e refrigerante!
A aula foi dada a alunos da Escola Municipal José Botelho Pessoa, de Senador Canedo. Eles aprenderam sobre a verificação que o Inmetro faz em artigos escolares, sobre produtos que são vendidos em supermercados e os que levam o selo do Inmetro, entre outros que precisam ser avaliados por questões de segurança e qualidade. Os estudantes também levaram para casa cartilhas com histórias em quadrinhos que tratam dos temas de forma simples e educativa, além de terem recebido um certificado de participação.
O projeto Aluno Cidadão existe desde 2006 e já foi realizado com estudantes de escolas municipais de Goiânia, Brasília, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Minaçu, Ipameri, Catalão, Pires do Rio, Trindade e Senador Canedo. O objetivo é alcançar o maior número de alunos possível e que eles multipliquem os conhecimentos adquiridos.
Ipem-SP realiza fiscalização inédita em plataforma de petróleo
O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) realizou fiscalização inédita no país na plataforma de petróleo FPSO “Cidade de São Paulo”, maior produtora de petróleo do Estado.
A FPSO (Floating, Production, Storage and Offloading) é uma unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência de petróleo. Localizada no campo de Sapinhoá, na porção central da Bacia de Santos, a aproximadamente 360 km da costa do Estado de São Paulo e a 290 km da cidade do Rio de Janeiro, em lâmina d'água de 2.140 metros, sua área de desenvolvimento é de 233 km².
A ação foi realizada no período de 3 a 5 de outubro, durante ação conjunta com o Inmetro, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania e a Secretaria da Fazenda do Governo do Estado de São Paulo.
A fiscalização atende o Regulamento Técnico de Medição (RTM) de Petróleo e Gás Natural, que estabelece os requisitos técnicos e metrológicos aplicáveis aos computadores de vazão e conversores de volume, utilizados na medição de petróleo e gás natural.
|