Laboratório de Água do ITPS alcança primeiro lugar em programa de proficiência internacional
O Laboratório de Química de Água do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) conquistou o primeiro lugar no programa de ensaio de proficiência em análises ambientais do Instituto de Tecnologia August Kekulé (Itak). O programa é internacional e comprova a confiabilidade dos ensaios em água realizados pelo ITPS.
O Programa de Ensaio de Proficiência (PEP) é uma avaliação de desempenho do laboratório participante em relação a critérios pré-estabelecidos por um provedor, feita a partir de comparações realizadas com outros laboratórios. Estes estudos interlaboratoriais são utilizados como ferramentas de avaliação externa e demonstração da confiabilidade dos resultados.
A avaliação de desempenho do Itak envolveu 15 laboratórios de todo o país. O LQA do ITPS obteve o primeiro lugar do ranking nos ensaios de Alcalinidade Total, Turbidez e Metais em Água, como Cromo, Manganês, Sódio e Cobre.
O LQA também participa de outros programas de comparação interlaboratorial, como o Programa de Ensaios de Proficiência da Rede Metrológica do Rio Grande do Sul e da Agência Nacional de Águas(ANA). A participação doslaboratórios do ITPS em avaliações de desempenho auxilia no monitoramento da qualidade dos resultados e contribui para a manutenção da acreditação pelo Inmetro na norma NBR ISO/IEC 17025.
Ipem-SP inaugura nova regional com posto de verificação de veículos-tanque em Ribeirão Preto
Foi inaugurada, no dia 28 de dezembro de 2018, as novas instalações da delegacia de ação regional e posto de verificação de veículos-tanque em Ribeirão Preto.
A unidade migrou da Avenida Maurilio Biagi, 2.940, bairro City Ribeirão, para a Rua Arealva, 682, Jardim Salgado Filho, passando de um espaço de 630 para 4400 metros quadrados, sendo 750 metros quadrados de área construída, contendo o serviço de verificação de veículos-tanque, até então existente apenas nas regionais do Ipem-SP da zona norte da capital e de São José do Rio Preto.
As novidades do novo espaço para melhor atendimento à população são o moderno posto de verificação de veículos-tanque, no qual serão analisados, pelos fiscais do Instituto, cerca de 50 itens do tanque que transportam combustíveis líquidos, com objetivo de prevenir acidentes, proteger o cidadão, o patrimônio e o meio ambiente; a intensificação da verificação dos cronotacógrafos, para checar se estão de acordo com a legislação vigente ou se há irregularidades, como ausência de lacre e certificado de verificação emitido pelo Ipem-SP, que é válido pelo período de dois anos. Além de registrar informações do percurso, como respeito aos limites de velocidade e distância percorrida, o tacógrafo também registra o tempo de condução e descanso do motorista.
A fiscalização dos produtos embalados sem a presença do consumidor (pré-medidos) ganhará uma medida de comprimento longa, de 10 metros e também haverá a possibilidade da expansão da verificação de taxímetros por meio de roletes.
|