Edição 17 - Janeiro de 2019
Inmetro tem nova presidente
A presidente do Inmetro, Angela Flores Furtado, apresentou-se na manhã do dia 28/01 ao corpo funcional do Instituto, no Campus de Laboratórios Armenio Lobo da Cunha, em Xerém. Durante o evento, convidou a força de trabalho fazer mais, melhor, com menos e com agilidade e sustentabilidade. À tarde, a presidente conheceu laboratórios da Diretoria de Metrologia Científica e Tecnologia (Dimci) e visitou a Diretoria de Metrologia Legal (Dimel).
“Quero estar junto com vocês para ajudar a pátria amada a ser cada vez mais forte. Temos o compromisso de buscar produtividade e a competitividade do setor produtivo nacional, e trazer confiança para a população nacional e internacional. Mostraremos que podemos assegurar produtos de qualidade para o mercado consumidor mundial. Seremos um time: estaremos juntos, numa só direção”, afirmou a presidente, pela manhã, diante do auditório do prédio 6 lotado.
Na quarta-feira, dia 30/01, o Secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, Carlos Da Costa, conheceu, as instalações do Inmetro no Campus de Laboratórios, em Xerém. Esta foi a primeira visita do secretário à autarquia, vinculada à sua pasta, que integra a estrutura do Ministério da Economia. Recebido pela presidente do Instituto, o secretário apresentou a estrutura e a missão da Sepec ao corpo funcional. Na sequência, visitou alguns dos laboratórios preparados para oferecer soluções ao setor produtivo.
"O Inmetro é uma instituição respeitável, uma das marcas mais valiosas do Governo hoje. Traz nela confiança, um conceito de enorme valor no mundo moderno, assim como padrões e rastreabilidade", afirmou o Secretário, ressaltando que produtividade e competitividade estão diretamente relacionadas às atividades do Instituto
Confira alguns destaques da apresentação da presidente Angela Flores Furtado:
Carreira: Ao apresentar sua trajetória pessoal e profissional, Angela Flores Furtado, formada em Administração pela UFMG, detalhou sua carreira, ressaltando a necessidade de se buscar conhecimento contínuo. Destacou sua larga experiência no segmento de petróleo e gás, ao qual se dedicou por 37 anos. Atuou, também, na Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), onde foi Chief Operations Officer (COO) até junho do ano passado.
Simplificação da gestão: “Temos de ser organizados, disciplinados, contando com ferramentas de tecnologia que agilizem nosso dia a dia. Precisamos de finanças e serviços muito bem administrados e controlados. E tudo isso só se faz com pessoal qualificado e dedicado”, disse. Ao citar o fundador da Apple, Steve Jobs, convocou a Casa à simplificação da gestão e complementou que a genialidade, por vezes, está no óbvio: “ideias simples podem evoluir para grandes negócios”. Reiterou, ainda, o compromisso com resultados e entregas, além de ressaltar a importância de que a instituição seja uma estrutura viva, com agilidade e cooperação.
Canal aberto com as equipes: “Estamos criando o canal ‘Sua ideia constrói nosso futuro’, de onde vamos tirar as pequenas ou grandes ideias para exponencializar nossos produtos e serviços. Nosso papel é alterar o rumo natural das coisas e aumentar o número de entregas. Esse é nosso compromisso com a população brasileira.”
Cinco prioridades: A presidente indicou como prioridades iniciais planejamento estratégico para três anos (de 2019 a 2021); eficiência em custos e orçamento base zero; relações com stakeholders estruturadas; agenda regulatória com previsibilidade, e programa de integridade. Para cada uma das prioridades, serão estabelecidos quick wins, pequenos ganhos, para cada 90 dias.
Regulamentação e fiscalização: “Precisamos aprimorar nosso processo de regulamentação e torná-lo previsível, para ter um ambiente de negócios cada vez melhor. Nossa fiscalização combaterá a concorrência predatória e a pirataria”, comentou a presidente, complementando que está planejando um encontro com os gestores da Rede Brasileira de Metrologia Legal e QualidadeInmetro (RBMLQ-I) para alinhamento da estratégia de atuação.