Edição 17 - Janeiro de 2019
3 perguntas para
RODNEI DIAS
Quais serão os próximos serviços do Inmetro a serem disponibilizados na Plataforma de Cidadania Digital?
Provavelmente, será a autorização para o uso do Selo do Inmetro em material publicitário. Estamos na dependência do desenvolvimento de uma solução de integração da Plataforma com o SEI, que está sendo conduzida pela Ctinf. A estimativa é que, até o final de fevereiro de 2019, esse serviço já esteja 100% integrado à Plataforma e à disposição da sociedade.
Vale destacar que, paralelamente, estamos trabalhando com o desenvolvimento da funcionalidade de login único a fim de proporcionar acesso a diversos serviços oferecidos pelo Inmetro via Plataforma. Esse trabalho vai facilitar bastante a vida dos nossos clientes que, hoje, possuem cadastros diferentes para cada um dos serviços que desejam solicitar (aprovação de modelo, calibração, acreditação, etc.). A coordenação técnica desse trabalho está a cargo da Ctinf, sob a nossa supervisão. A previsão é que, a partir de abril/19, o login único para acesso aos diversos serviços do Inmetro se torne uma realidade.
Como é feita a definição dos serviços que serão oferecidos on-line?
Em 2018, o Ministério do Planejamento fez contato conosco indagando sobre o interesse em tornar digitais alguns dos serviços que o Inmetro oferece à sociedade. A partir daí, passamos a contatar algumas áreas a fim de identificar oportunidades para a realização desse trabalho. Contudo, todos os serviços do Inmetro que estão previstos na nossa carta de serviços podem ser objeto de transformação digital. Naturalmente, a prioridade é para aqueles serviços cujo atendimento ao cidadão ou à empresa ocorre via “balcão”, pessoalmente, por meio de contato telefônico ou por e-mail.
As unidades interessadas em ter seu serviço transformado digitalmente devem entrar em contato com a Dipla (dipla@inmetro.gov.br) para que possamos realizar uma primeira reunião de entendimento e avaliação. O passo seguinte é elaborar um esboço de projeto para a transformação digital do serviço a ser remetida ao Ministério do Planejamento (atualmente integrado ao Ministério da Economia), que realiza uma análise preliminar e, por videoconferência, valida a proposta. Por fim, para formalizar as etapas é necessário o preenchimento e assinatura do plano de trabalho que, após assinatura das partes, é remetido formalmente ao Ministério.
Como a disponibilização on-line aprimora o relacionamento do Inmetro com seus públicos?
O principal ganho da transformação digital de um serviço é o aumento da transparência. O cliente consegue acompanhar todo o processo, por meio de um fluxo, na própria plataforma. Com isso, ele não se sente abandonado e, principalmente, ao final tem a possibilidade de avaliar o serviço prestado. E isso nos fornece a possibilidade de aperfeiçoar, continuamente, a prestação dos serviços, sempre buscando atender aos anseios da sociedade.
Além disso, esperamos que a transformação digital dos nossos serviços possa gerar ganhos de eficiência para a sociedade como um todo, pois o tempo necessário para sua realização tende a se reduzir em comparação com a forma de prestação dos serviços realizada atualmente.