Finalização da 1ª etapa do “Dimensionamento da Força de Trabalho do Inmetro”
No dia 28 de fevereiro, foi finalizado o relatório referente à primeira etapa do Dimensionamento da Força de Trabalho no Inmetro. O desenvolvimento das atividades teve início após a publicação da Portaria Inmetro nº 222, que criou Grupo de Trabalho (GT) destinado à elaboração e conclusão do projeto.
O GT é formado pelos dirigentes das Unidades Principais (UP), com o apoio operacional dos interlocutores de RH, sob coordenação da Cogep. De acordo com a portaria, publicada no dia 31 de agosto, o prazo estabelecido para a conclusão do dimensionamento era de seis meses após sua veiculação.
A primeira etapa abordou aspectos quantitativos que visaram mensurar qual a necessidade numérica de pessoas atuantes nas UP da Autarquia. Houve uma metodologia apoiada em quantidade de horas úteis anuais e tempo dispendido nas atividades listadas pelas UP/UO participantes.
O trabalho apontou que, atualmente, a força de trabalho do Inmetro compreende 1.377 profissionais, entre servidores, colaboradores terceirizados e bolsistas. Para atender 100% de suas demandas regimentais seriam necessárias 2.326 pessoas.
De acordo com o diretor de Administração e Finanças, Alex Assis, os resultados criam subsídios para os processos de provimento de cargos efetivos por meio de concurso público, de alocação e remanejamento de pessoal e de realização de planos de capacitação, entre outros. “O dimensionamento da força de trabalho é algo único na história do Inmetro. É um grande passo para o futuro que queremos construir para o nosso Instituto”, afirmou
O resultado da primeira etapa do trabalho pode ser visto na Nota Técnica nº 2/2018/Cogep/Diraf-Inmetro, sob o número 104983/2017-43 no SEI.
A próxima fase englobará critérios qualitativos referentes ao perfil adequado para determinadas atividades, incluindo as qualificações necessárias e o vínculo estabelecido entre o funcionário e a instituição, além de outros aspectos que o GT entender como importantes e possíveis de serem depreendidos nesta etapa. Para tanto, em breve será publicada portaria com os componentes do GT, objetivos da continuidade do trabalho e prazo para sua conclusão.
“Deve-se destacar a grande importância que a iniciativa tem como ferramenta de gestão da instituição, sendo fundamental a participação e colaboração ativa de todas as UP/UO do Inmetro, para que os resultados correspondam às necessidades do Instituto”, concluiu a coordenadora-geral de Gestão de Pessoas, Marcia Souza.
|