Inmetro investe na capacitação dos servidores
O Inmetro, por meio da Coordenação-Geral de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Cogep), estabeleceu parceria com a Escola de Administração Fazendária/Centro Regional do Rio de Janeiro (Centresaf-RJ) para oferecer uma série de capacitações aos servidores, demandadas pelas Unidades Principais durante a elaboração do Plano Anual de Capacitação (PAC) referente a 2018. Sete cursos já aconteceram e estão previstos mais quatro até o fim de novembro de 2018. A expectativa é de alcançar, aproximadamente, 150 participações de servidores nos eventos de capacitação do projeto.
De acordo com Rafaela Torres, chefe da Divisão de Desenvolvimento e Capacitação (Didec), no PAC foram identificadas demandas comuns entre várias áreas e, assim, foram estabelecidos os temas prioritários para os cursos oferecidosin company. Entre eles estão, por exemplo, compras e licitações no serviço público, gestão e fiscalização de contratos e introdução à gestão de processos.
Todos os cursos oferecem certificados. “É importante que os participantes façam a avaliação do curso no sistema da Esaf e conforme orientações da Didec, para que possamos avaliar os resultados e propor melhorias para o ano que vem”, lembrou Rafaela.
|
Ipem-SP assina termo de cooperação com o IPT/USP
O superintendente do Instituto de Pesos e Medidas de São Paulo (Ipem-SP), Guaracy Fontes Monteiro Filho, e a diretora-presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) da Universidade de São Paulo (USP), Zehbour Panossian, assinaram um termo de cooperação entre as instituições, no dia 30 de outubro.
O objetivo é estabelecer e regulamentar a parceria entre os participantes para o desenvolvimento de projetos conjuntos voltados às áreas de Metrologia Legal e Científica, no âmbito do controle metrológico legal de instrumentos e sistemas de medição utilizados na medição fiscal, na apropriação da produção e na transferência de custódia de petróleo (e derivados líquidos), água, gás natural, álcool anidro e hidratado e demais combustíveis, e para apoio tecnológico do IPT às atividades do Ipem-SP.
XIV Workshop de Fiscalização de Objetos Regulamentados
Entre os dias 15 e 19 de outubro, o Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem-PR) realizou o XIV Workshop da Fiscalização de Objetos Regulamentados.
Durante o evento, foram discutidos temas como a Elaboração de Plano de Melhorias da área de avaliação da conformidade, a formalização da necessidade de capacitação de agentes fiscais e agentes de verificação, além de procedimentos e situações como impressão de documentos, registros cancelados ou suspensos, produtos apreendidos e sua destinação final, desinterdição, termo de fiscalização, termo de coleta, operações especiais, programas especiais, selo GNV, brinquedos, entre outros. Os agentes também receberam informações a respeito de componentes cerâmicos para alvenaria, fios e cabos elétricos, colchões e colchonetes, baterias automotivas, berços infantis, cadeiras altas de alimentação infantil, carrinho para crianças, copos plásticos, escadas metálicas, extintores novos e dispositivos elétricos.
|
|
|
|
1ª Conferência sobre Veículos Inteligentes: segurança jurídica e tecnológica para inserção no Brasil
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), a Casa Firjan e a Universidade Federal de Lavras(UFLA) realizarão, entre 26 e 29 de novembro, a “1ª Conferência sobre Veículos Inteligentes: segurança jurídica e tecnológica para inserção no Brasil”, no Rio de Janeiro. Pela primeira vez, representantes de ministérios, órgãos de segurança viária, montadoras, fornecedores de tecnologia, acadêmicos e profissionais das áreas jurídica e de seguros vão se reunir para discutir a criação de regras claras que permitam viabilizar e impulsionar a adoção segura das tecnologias relacionadas a veículos inteligentes no País.
Vagas limitadas: inscreva-se gratuitamente clicando aqui!.
Programação: http://www3.inmetro.gov.br/eventos/veiculos-inteligentes/
|
|
Primeiro conjunto de dados do Inmetro publicados no portal brasileiro de dados abertos
O Inmetro lançou o seu primeiro Plano de Dados Abertos, instrumento de planejamento e coordenação das ações de disponibilização de dados pelo Instituto, válido para o biênio 2018- 2020. .
O primeiro conjunto de dados abertos disponibilizado é a agenda regulatória da Dconf e da Dimel, que já está publicada no portal de dados abertos do Governo Federal.
A publicação de dados abertos é uma obrigatoriedade no Poder Executivo Federal, instituída pelo Decreto nº 8.777, de 11 de maio de 2016. Nos próximos meses, outros conjuntos de dados do serão publicados.
|
|