Edição 8 - dezembro de 2017
3 perguntas para
SIMONE MARTINES, da Ctinf
Qual balanço você faz dos primeiros meses de implantação do SEI no Inmetro?
Sem dúvidas, muito positivo. A receptividade dos servidores e colaboradores foi surpreendente. Durante o planejamento houve uma atenção e um cuidado muito grande quanto à mudança de cultura e a uma possível resistência. Entretanto, para nossa surpresa, apesar de Comitê Gestor do SEI ter decidido pela “virada de chave”, a entrada do SEI no Inmetro foi tranquila e organizada e, neste aspecto, não posso deixar de agradecer o apoio dos gestores da qualidade, que foi e está sendo essencial para o projeto.
Desde a implantação até agora (dez/2017) temos mais de 5.500 processos criados e o tempo de resposta diminuiu drasticamente. Para termos uma ideia, para processos do tipo Aquisição: Solicitação o tempo médio de um processo é de 17 dias, bastante inferior ao que tínhamos antes da implantação do SEI.
Quais foram/ são os principais desafios? E os benefícios?
O principal desafio foi a parametrização da ferramenta considerando as especificidades do Inmetro. Isso porque o SEI é extremamente flexível, permitindo que todos os modelos de documentos como ofícios, memorandos, solicitações de aquisição entre outros documentos sejam incorporados na ferramenta. Neste trabalho de parametrização, foi possível identificar pontos de atenção nos processos, ou seja, necessidade de correção e oportunidades de melhorias, bem como necessidades de atualização de documentos e normas internas. Entretanto a equipe esteve sempre alinhada, pois todo esse trabalho não poderia impactar nem interferir nas datas de implantação. Finalizar mapeamento e revisão de processos não poderia ser premissa para o uso do SEI.
Os benefícios são muitos: transparência, agilidade nas análises e tramitação dos processos, economia de recursos, preservação do meio ambiente, etc.
Como será a expansão do SEI para as superintendências e para a unidade em Brasília?
Já estamos trabalhando para a adoção do SEI nas superintendências e escritórios. Tivemos reunião na Surrs nos dias 6 e 7 de novembro para identificar as principais ações de implantação. Agora estamos parametrizando a ferramenta, para início dos pilotos, e validando procedimentos. A previsão de implantação será alinhada após estes resultados. A próxima etapa consistente no envolvimento da Surgo e da unidade Brasília.