Portal do Governo Brasileiro
Página InicialEnsino e PesquisaPós-Graduação do Inmetro

  

.: Pós-Graduação do Inmetro :.

Secretaria Acadêmica
Av. Nossa Senhora das Graças nº 50 - prédio 06
2º andar – Xerém – Duque de Caxias - RJ.  CEP: 25250-020
Tel.: (21) 2679-9846 / Fax: (21) 2679-9837
E-mail: mestradoprofissional@inmetro.gov.br 

_______________________________________________________________

Apresentação
Mestrado Profissional em Metrologia e Qualidade
Seleção Mestrado 2014

Apresentação

Atualmente, o Inmetro busca a integração e flexibilização do sistema de gestão institucional, a busca da excelência científica e tecnológica de seus quadros e a “consolidação de um modelo gerencial mais autônomo e voltado para resultados”.

Dentro dessas perspectivas o Inmetro tem feito um esforço para colocar-se também como uma “instituição de conhecimento”, oferecendo uma base acadêmica capaz de dar suporte à amplitude de suas propostas.

As circunstâncias fazem o momento atual extremamente oportuno para o Inmetro incluir a área da educação entre as sua atividades finalísticas e, isso, certamente, representa um enorme desafio, pois significa repensar o papel da instituição diante da sociedade brasileira e, em especial, diante das demandas e necessidades do mundo produtivo. Significa, em especial, uma mudança de cultura organizacional, uma visão diferente a ser assumida por toda a comunidade da instituição. Na medida em que se consolida como instituição de pesquisa científica e tecnológica, o Inmetro deve responder, também, como entidade formadora de recursos humanos nas áreas em que atua, porque este processo dinâmico requer recursos altamente qualificados, disseminando e ampliando o uso do conhecimento metrológico e de qualidade para a sociedade.

Com a perspectiva de institucionalizar e consolidar uma estratégia de formação e de capacitação de recursos humanos em metrologia, em nível nacional e sul-americano, é que se insere a proposta de criação e desenvolvimento do Programa de Pós-Graduação do Inmetro.

 

 

Mestrado Profissional em Metrologia e Qualidade

O Mestrado Profissional em Metrologia e Qualidade terá a duração de 24 meses divididos em 8 trimestres, com 675 horas – 45 créditos de disciplinas teórico-práticas, acrescidos de 30 créditos correspondentes ao Trabalho Final de Curso, totalizando 75 créditos e 1125 horas.

  1. primeiro trimestre – 7 disciplinas básicas que se propõem a instrumentalizar o aluno de requisitos essenciais para a realização do curso. Comum para todos os alunos.
  2. segundo trimestre – compõem-se de 5 disciplinas específicas que objetivam tornar o aluno conhecedor do campo da Metrologia e Qualidade, em sua amplitude, e é ainda comum a todos os alunos.
  3. terceiro trimestre – compõem-se de duas disciplinas específicas e duas das áreas de concentração que são direcionadas para o aprofundamento do conhecimento em que cada aluno pretende se dedicar.
  4. quarto e quinto trimestres – destinam-se à realização de seminários propostos pelos docentes/orientadores, com o propósito de enriquecer os conteúdos e ampliar a discussão sobre temas relevantes de Metrologia e Qualidade, em cada aspecto em que têm atuação.
  5. do sexto ao oitavo trimestre será elaborado e apresentado para a defesa o Trabalho Final de Curso.

Todas as disciplinas que compõem o curso serão obrigatórias, mas os alunos poderão cursar disciplinas de outras áreas de concentração, diferentes da sua, como eletivas, a critério do orientador. Neste caso, os créditos obtidos serão acrescidos ao histórico do aluno.

 

 




Nossos Endereços

  • Rio de Janeiro
    PABX: (21) 2563-2800
    Rua Santa Alexandrina, 416
    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 20261-232

  • Campus Xerém
    PABX: (21) 2679-9001
    Av. Nossa Senhora das Graças, 50
    Xerém - Duque de Caxias - RJ
    CEP: 25250-020

  • Superintendência de Goiás - Surgo
    PABX: (62) 3237-3500
    Rua 148, s/n
    Setor Sul - Goiânia - GO
    CEP: 74170-110

  • Superintendência do R. G. do Sul - Surrs
    PABX: (51) 3342-1155
    Av. Berlim, 627
    São Geraldo - Porto Alegre - RS
    CEP: 90240-581

  • Brasília
    PABX: (61) 3340-1710
    Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 1, lote 985, 1º andar, Edifício Centro Empresarial Parque Brasília
    Brasília - DF
    CEP: 70610-410

Inmetro © 1993 - 2012. Todos os direitos reservados. Ícones de mídias sociais feitos por SimpleIcon from www.flaticon.com licenciado por CC 3.0 BY