Portal do Governo Brasileiro
Página InicialNotícias e Eventos

14/3/2019   
.: Pesquisadores do Inmetro participam como orientadores e professores do programa Erasmus Mundus :.

Os pesquisadores Werickson Rocha e Rodrigo Senna, da Divisão de Metrologia Química e Térmica (Dimci/Dimqt), participaram como orientadores da segunda parte do programa de cooperação internacional Erasmus Mundus, desenvolvido com apoio do NIST e do Inmetro.

Financiado pela Comissão Europeia, o Erasmus Mundus permite a mobilidade de alunos, pesquisadores e professores. O encerramento das atividades aconteceu em fevereiro, na cidade de Gaitherburg, nos Estados Unidos.

Nesta edição, denominada “Erasmus Mundus Master in Quality in Analytical Laboratories (EMQAL)-The European Master for Laboratory Accreditation”, Werickson Rocha e Rodrigo Senna lecionaram, respectivamente, as disciplinas: “Metrologia em Análises Químicas: um Curso Prático” e “Conceitos básicos em metrologia aplicados a medições espectométricas: exemplos práticos em rastreabilidade e incerteza de medição”, na Universidade de Cadiz, Espanha.

Pesquisadores do Inmetro, Werickson Rocha e Rodrigo Caciano Senna, no centro da foto, com alguns dos alunos do programa Erasmus Mundus em sala de aula.

“É um prazer ser convidado para participar de um programa com instituições de excelência, mostrando que as atividades desenvolvidas na Dimci/Dimqt são reconhecidas internacionalmente, o que comprova a competência e qualificação dos pesquisadores do Inmetro” disseram os servidores.

Além das disciplinas ministradas, os pesquisadores deram uma palestra e participaram das discussões sobre metrologia com outros pesquisadores e alunos da Universidade de Barcelona. Nos cursos, participaram estudantes da Espanha, México, Brasil, Ucrânia, Argentina, Malásia, Bósnia, Iraque, Egito, Filipinas e Holanda.

Werickson Rocha também lecionou a disciplina “Técnicas quimiométricas básicas” nos Estados Unidos e participou como orientador, com outros colaboradores do NIST e de várias universidades europeias, de cinco projetos: Alimentos e Produtos Agrícolas: Caracterização e Autenticação; Petroleômica: Avaliação de Adequação de Combustíveis Alternativos; Avanços nas Medições de pH para Aplicações no Mundo Real; Metalômicos Químicos e Especiação Química em Sistemas Biológicos; e Ferramentas de Qualidade de Dados para Metabolômicos e Diagnósticos Clínicos.

Werickson Rocha, pesquisadores do NIST e alguns dos alunos que desenvolveram os trabalhos de pesquisa listados acima.


Jornal Na Medida
Notícias sobre o recall de brinquedos


Nossos Endereços

  • Rio de Janeiro
    PABX: (21) 2563-2800
    Rua Santa Alexandrina, 416
    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 20261-232

  • Campus Xerém
    PABX: (21) 2679-9001
    Av. Nossa Senhora das Graças, 50
    Xerém - Duque de Caxias - RJ
    CEP: 25250-020

  • Superintendência de Goiás - Surgo
    PABX: (62) 3237-3500
    Rua 148, s/n
    Setor Sul - Goiânia - GO
    CEP: 74170-110

  • Superintendência do R. G. do Sul - Surrs
    PABX: (51) 3342-1155
    Av. Berlim, 627
    São Geraldo - Porto Alegre - RS
    CEP: 90240-581

  • Brasília
    PABX: (61) 3340-1710
    Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 1, lote 985, 1º andar, Edifício Centro Empresarial Parque Brasília
    Brasília - DF
    CEP: 70610-410

Inmetro © 1993 - 2012. Todos os direitos reservados. Ícones de mídias sociais feitos por SimpleIcon from www.flaticon.com licenciado por CC 3.0 BY