.: Representantes de laboratórios, organismos de inspeção e de acreditação participam do IX ENOAC :.

Começou, nesta segunda-feira (10/07), o IX Encontro de Organismos de Avaliação da Conformidade (ENOAC). Durante três dias (10, 11 e 13 de julho), representantes de laboratórios, organismos de inspeção e de acreditação participarão de conferências temáticas, nas quais serão discutidos temas de interesse de cada um desses atores. No total, são esperadas quase mil pessoas.

O coordenador-geral de Acreditação do Inmetro, Marcos Aurélio Lima, iniciou o evento ressaltando a importância na constante atualização dos serviços. “O mundo se transformou, as tecnologias avançaram e é importante que o nosso sistema também se atualize”, afirma Marcos.

Neste primeiro dia, aconteceu a conferência com organismos de inspeção. Entre os tópicos discutidos estavam as dificuldades no processo de solução das não conformidades e o papel dos organismos de avaliação da conformidade (OAC) no monitoramento do desempenho dos avaliadores e especialistas.

"Na organização desse encontro, sempre foi levada em conta a interação com os organismos. O objetivo é ouvir o nosso cliente, sem censura e sem restrição. Oferecemos espaço para apresentar os novos programas, mostrar manutenções em serviços existentes ou apontar alguma renovação, mas estamos aqui integralmente para ouvir", destaca o coordenador.

Na terça-feira (11/07), haverá a conferência com laboratórios, na qual serão apresentados, entre outros, o novo processo de desenvolvimento de programas de acreditação e as novas demandas para o reconhecimento das Boas Práticas de Laboratórios (BPL).

Por fim, na quinta-feira (13/07), representantes de organismos de acreditação receberão informações sobre temas como o Sistema de Gestão Antissuborno e o papel do OAC no monitoramento do desempenho dos avaliadores e especialistas. Também haverá um painel sobre os Desafios da Implementação de Programas de Avaliação da Conformidade.

O ENOAC acontece anualmente, desde 2009, e tem a finalidade de estabelecer maior interação entre a Coordenação-Geral de Acreditação do Inmetro e os representantes de organismos de avaliação da conformidade acreditados e em fase de acreditação.

Dia Mundial da Acreditação

No dia 12 de julho, será comemorado o Dia Mundial da Acreditação, iniciativa global conjunta realizada pelos fóruns internacionais de acreditação – o International Accreditation Forum (IAF) e a International Laboratory Accreditation Cooperation (ILAC). O tema, neste ano, é “Acreditação: fornecendo confiança na construção e no ambiente construído”.