.: Inmetro oferece programa de acreditação para ensaios de buzinas :.

O Inmetro, por meio da Coordenação-Geral de Acreditação (Cgcre), está oferecendo um novo serviço de acreditação para laboratórios interessados em realizar ensaios de buzinas, componentes automotivos que são certificados compulsoriamente, conforme prevê a Portaria Inmetro número 301/2011. Dispositivos de sinalização fundamentais para veículos rodoviários automotores e importantes itens de segurança, as buzinas devem produzir um som alto, claro e potente, para efeito de advertência.

Para o adequado cumprimento do regulamento, devem ser realizados nas buzinas ensaios de durabilidade, determinação do consumo, isolação elétrica, impermeabilidade, operação contínua, determinação de frequência e vibração. Tais ensaios, vinculados à norma ABNT NBR ISO/IEC 17025, pretendem assegurar o correto funcionamento desses componentes, e, por isso, desempenham um importante papel na segurança do condutor dos veículos e dos pedestres. A acreditação dos laboratórios proporcionará maior confiabilidade a esse processo.

Informações detalhadas sobre os passos para obter a acreditação desse serviço podem ser obtidas na página http://www.inmetro.gov.br/credenciamento/acre_lab.asp