Edição 5 - setembro de 2017
Editorial
Novo site do Inmetro: serviços e foco no usuário
JULIO CESAR SARAIVA
Coordenador-geral de Tecnologia da Informação
Nas últimas semanas, retomamos o processo de reformulação do site do Inmetro. Este é um projeto conjunto entre as equipes da Ctinf e da Dicom, que trará impacto positivo para todas as áreas do Instituto e para a sociedade.
A necessidade da mudança é bastante clara para todos. Quando cheguei no Inmetro, uma das primeiras coisas que percebi foram os problemas em nosso site – muito estático, com informações difíceis de serem localizadas e mal estruturado em termos de arquitetura da informação. Conversei com a equipe e fui informado de que já havia um projeto de reformulação em andamento e que a ideia era fazer uma licitação para executá-lo.
Adicionalmente, participei, nesse período, de uma reunião com a CGU, que reforçou a necessidade de trabalharmos com dados abertos e darmos mais transparência aos nossos atos, com a publicação de mais informações em nosso site. Saí desse encontro com o pensamento de que estava na hora, realmente, de alavancar o projeto de reformulação do portal.
Como houve, nesse meio tempo, a contratação de colaboradores para compor a equipe da Ctinf, pensei que esse projeto deveria ser nosso, desenvolvido dentro da casa, com os nossos recursos. Dividi a ideia com a equipe envolvida, que aceitou o desafio. Vai ser um trabalho muito gratificante e de qualidade e tenho a certeza de que o resultado vai ser um site muito melhor do que o que temos hoje!
Nossa proposta é torná-lo um portal de serviços único, com o design centrado no usuário e implementado com software gerenciador de conteúdo. Assim, cada área vai ter um responsável por atualizar as informações de sua Diretoria ou Coordenação, passando pela aprovação da Dicom. O portal vai seguir a identidade visual do Governo Federal e terá design responsivo, para navegação em dispositivos móveis.
Layout responsivo do portal de serviços do Inmetro, que será desenvolvido internamente, em parceria entre a Ctinf e a Dicom.
O foco em serviços é um aspecto importantíssimo do projeto. O portal vai ser a entrada única de solicitações de serviços no Inmetro. Também vai ser possível que o demandante acompanhe, pelo site, os procedimentos que já foram ou ainda serão realizados. Se alguém abriu um processo de certificação, por exemplo, vai conseguir saber em que estágio ele se encontra no Inmetro. Essa funcionalidade foi um pedido do próprio presidente.
Nessa linha, a ideia é incorporar no novo site diversos portais paralelos que existem no Inmetro. Não vamos acabar com eles, mas trazê-los para dentro da nossa plataforma. Também vamos pensar o conteúdo de forma estratégica, integrado às mídias sociais, e aprimoraremos o processo de design gráfico no tratamento das informações. Trabalharemos ainda com a otimização das informações de conteúdos e páginas do site (SEO - Search Engine Optimization), visando ao seu melhor posicionamento em mecanismos de buscas como o Google. Por fim, quero transformar nossa intranet em uma extranet, que também possa ser acessada pelas Superintendências.
O desenvolvimento acontecerá por etapas. Nossa previsão é que o projeto tenha duração total de um ano, com a primeira parte entregue até dezembro, com os primeiros protótipos funcionais e de alta fidelidade do novo portal. Contamos com a colaboração de todos para que o site seja, de fato, um instrumento que contribua para a transparência de nossos atos, para a eficiência de nossos serviços, para a publicidade e prestação de contas de nossas ações.