Edição 3 - abril de 2017
Inmetro recebe ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços
Ministro Marcos Pereira é recebido no campus de laboratórios de Xerém pelos presidentes do Inmetro e da ABDI.
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) recebeu, no dia 20 de abril, no Campus de Laboratórios de Xerém, o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira. Na ocasião, o Instituto firmou acordo de cooperação técnica com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), órgão também vinculado ao ministério, para criação e operacionalização de um ambiente de demonstração de tecnologias para cidades inteligentes em Xerém.
O acordo prevê investimentos de R$ 2,5 milhões, pelo Inmetro e pela ABDI, e deve ser executado em até dois anos. Na prática, serão realizados testes de diversas tecnologias disponíveis no mercado aplicáveis a cidades inteligentes, com potencialidade de implementação em municípios de portes e complexidades distintas. “Ultimamente, aumentaram significativamente no Brasil as discussões sobre internet das coisas, cidade inteligente, big data. O caminho da tecnologia é sem volta”, afirmou o ministro Marcos Pereira.
O ministro ressaltou que o ambiente propiciará a integração de diversos tipos de tecnologia e poderá oferecer aos gestores públicos as melhores soluções para cidades inteligentes, como aquelas voltadas a controle de serviços urbanos ou a prevenção de desastres.
O presidente do Inmetro, Carlos Augusto de Azevedo, exemplificou, entre os benefícios das novas tecnologias, a economia que pode ser gerada com a utilização de lâmpadas mais eficientes na iluminação pública.
Luiz Augusto de Souza Ferreira, presidente da ABDI, complementou que a plataforma de demonstração é a primeira ação prática que vai, efetivamente, tratar do tema no Brasil. ”Discutir cidades inteligentes é discutir o futuro. Vai ser um marco para o País”, afirmou.
No evento, foi realizada, ainda, cerimônia de homenagem a servidores do Inmetro com destaque científico na área de metrologia e a pessoas que contribuíram para o desenvolvimento do Instituto. Foram laureados João Alziro Herz da Jornada, ex-presidente do Inmetro; Humberto Siqueira Brandi, diretor de Metrologia Científica e Tecnologia; Wanderley de Souza, ex-diretor de Metrologia Aplicada às Ciências da Vida do Instituto; Iakyra Borrakuens Couceiro, chefe da Divisão de Metrologia Óptica; e Mauricio Martinelli Réche, pesquisador tecnologista em Metrologia e Qualidade. Na área institucional, receberam homenagens o ministro Marcos Pereira, o secretário-executivo do MDIC, Marcos Jorge, e o deputado federal Cleber Verde.
O ministro Marcos Pereira visitou, ainda, laboratórios de Metrologia Aplicada às Ciências da Vida e Metrologia Científica e Tecnologia no Campus do Inmetro. Ele conheceu laboratórios em que são realizadas pesquisas em biotecnologia, nanotecnologia, desenvolvimento de quimioterápicos e produção de biodiesel a partir de microorganismos, além de ensaios em próteses ortopédicas de quadril e de joelho.